Alien X

Uma de nossas perguntas mais remotas é sobre se estamos "sós" neste imenso Cosmos.  E esta não é uma pergunta qualquer.  Sempre que observamos a incontável série de galáxias,  supernovas e possibilidades de planetas que abriguem das mais variadas formas de vida, nós provavelmente inquirimos: estamos sós? Por que estaríamos? 

A Arte também se faz esta mesma pergunta há tempos e produz um infinidade de ficção,  de imagens,  sons e personagens que,  fatalmente,  seriam histórias prováveis e peças deste enigma. A série X-Files,  se calhar,  ocupa o espaço mais lembrado e propagado por décadas. Um departamento esquecido de investigação destes temas faz parte do imaginário simbólico de gerações,  a incluir a minha.

Tudo que é "estranho", "inexplicável" pela ciência e produz efeitos consideráveis nos EUA dos anos 90 do século XX caía sob a  perspectiva dos Agentes Mulder e Scully,  ele extremamente voltado a crer na presença alienígena,  e ela, uma cientista cética,  foi, aos poucos,  por experiências próprias,  sendo levada a considerar a hipótese se tornar uma realidade.  

Tramas de Sci-Fi, mistério e fantasia, uma dose de histórias e "teorias da conspiração", e está lá uma série intrigante e duradoura que até hoje tem quem deseje a sua continuidade,  imaginando o grande avanço tecnológico,  inclusive neste tema, enquanto mola propulsora de fascinantes histórias novas. 

Assim sendo, eis uma forma de arte rica e cheia de vida cujas obras se multiplicam desde X-Files até a saga Alien, dentre outros como os filmes Ash e Interstellar,  até um gênero inteiro de música como o Space Rock e também incursões maravilhosas do Jazz, com Sun Ra e The Arkestra e no Funk/Soul com o par idealizado por George Clinton Parliament/Funkadelic.  

O que não falta é criatividade,  tecnologia,  qualidade e arte inspiradas nos avanços potentes da Astronomia e demais ciências que estudam o Cosmos. Vale a pena explorar este tema; tentar responder a essa pergunta e, definitivamente,  encontrar uma solução para se dizer sim a esta questão. 

ASy. 


Arte Digital própria com todos os direitos reservados.  

Postagens mais visitadas deste blog

Um lápis de desenho

Poema Cinza